Benefício Assistencial ao Idoso (BCP/LOAS)

É a prestação da previdência que visa garantir um salário mínimo mensal para as pessoas que vivenciam um estado de miserabilidade acima de 65 anos.
Não é obrigatório estar na qualidade de segurado, ou seja, ter contribuído para a Previdência Social.

• Ter no mínimo 65 anos de idade, independente do gênero;
• Vivenciar estado de miserabilidade/vulnerabilidade.
• A renda familiar não pode ultrapassar 1/4 do salário mínimo por pessoa;
• Cadastramento do beneficiário e de sua família no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal, o Cadastro Único, realizado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência;
• Inscrição do beneficiário e dos membros da família no Cadastro de Pessoa Física, CPF.
*ATENÇÃO: Não é possível cumular o LOAS com outro benefício da Previdência Social.

• Documento de identificação com foto e CPF;
• Documentação dos componentes do grupo familiar (pessoas que vivem sob o mesmo teto).

O segurado deve agendar uma perícia médica no INSS, através dos canais de atendimento (135 ou site da Previdência).

A cada dois anos o LOAS é revisto para verificar se o beneficiário ainda está de acordo com os requisitos exigidos. Além disso, em caso de morte o benefício será suspenso.

Para requerer o benefício, o segurado precisa requerer junto ao INSS. Há a possibilidade desse pedido ser negado pela autarquia. Nesse caso, será necessário entender o motivo da negativa, e se o segurado não concordar, é possível recorrer.
É possível recorrer ao próprio INSS e também judicialmente.
Se desejar contar com nosso auxílio, agende sua consulta.

COMO PODEMOS LHE AJUDAR:

Pedido Administrativo

Encaminhamos e acompanhamos o seu requerimento administrativo, desde a análise dos documentos até a decisão do INSS.

Ação Judicial

Ingressamos com ação judicial, após a negativa do INSS, buscando seu benefício ou revisão na Justiça.

Análise de Processo Administrativo

Analisamos se foram considerados corretamente os direitos do segurado. Identificamos o motivo, em caso de negativa, e buscamos da melhor forma reverter a situação.